Nesta sexta-feira (24), a partir das 13 horas, acontece a programação gratuita de aniversário do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, localizado no distrito Caldas, em Barbalha. O espaço público recebeu mais de 425 mil visitantes de 2021 a 2023.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Para comemorar o aniversário de dois anos do Complexo, um seminário gratuito apresentará programas, parceiros e atrações artísticas. Quem estiver presente poderá usufruir um pouco do dia a dia que visitantes e moradores aproveitam neste paraíso que, por meio da cultura, desperta o sentimento de pertencimento ao meio ambiente e sua preservação.
Na programação, Alemberg Quindins, do Sesc e Fundação Casa Grande, um dos criadores do conceito de Museus Orgânicos, falará sobre Natureza e Cultura. Na sequência, o compositor e cantor João do Crato vai mediar a mesa com os Mestres e Mestras da Cultura: Mestre Antônio Luiz, do Reisado De Caretas, Mestre Aldenir, do Reisado Reis De Congo, Mestra Zulene Galdino, da Lapinha, Mestra Marinês, do Coco, Mestre Espedito Seleiro, artesão, e Mestre Dodô, do Reisado São Francisco. Eles falarão sobre seus ofícios, usos e fazeres.
Após essa programação, o seminário entra numa esfera mais lúdica de atividades, com subida no teleférico e shows, entre outros. Um dos destaques nessa segunda parte é a inauguração da sinalização, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), de uma trilha acessível .
A noite terá as apresentações artísticas dos Caretas de Potengi e Mestre Antônio Luiz, da Orquestra de Sopros Zequinha de Abreu, da Banda Azalee e Joãozinho do Exu. Toda a programação é gratuita e acontece entre os espaços do Complexo Ambiental Mirante do Caldas e na Praça da Vila do Caldas.
Mirante do Caldas em números
Integrando meio ambiente e cultura, cuidando tanto do lazer quanto da formação, o Mirante do Caldas recebeu mais de 3.700 pessoas em suas programações educativas, que somaram mais de 1.400 horas-aulas. Falando em ações artísticas especificamente, o espaço realizou mais de 170 ações culturais, recebendo nestes momentos mais de 21 mil pessoas.
Sobre o complexo
Em parte atraídos pela beleza cênica da área que se descortina a partir do passeio de Teleférico, os visitantes são convidados a adentrar o Complexo Ambiental Mirante do Caldas por uma outra porta: o Centro de Interpretação Histórica e Ambiental. Aqui, a visita guiada pela exposição permanente, que os leva a uma viagem pela exuberância natural, e as formações realizadas sensibilizam e preparam quem chega para o necessário cuidado com o santuário que irão adentrar. Os conteúdos passam pelos fósseis de milhões de anos que ali coexistem, a história do povoado de Caldas, a importância de reconhecimento à relevância dos ecossistemas locais, como a Floresta Nacional do Araripe, primeira unidade de conservação desse tipo no Brasil, e o Geopark Araripe, um tipo de território reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) pelo seu alto valor geológico e científico, também o primeiro no país, do qual o Mirante do Caldas é um dos geossítios.
Programação (sujeita a alteração)
• 24 de novembro, sexta-feira
Local: Complexo Ambiental Mirante do Caldas
13h – Apresentação da Banda Cabaçal (recepção e credenciamento)
13h em diante – Exposição “Soldadinho-do-Araripe e Lavadeira-da-Mata: Ambiente, ameaça e conservação” – Projeto Oásis Araripe
13h20 – Abertura
13h30 – Exibição Filme Institucional de 2 Anos do CAMC
13h40 – Falas institucionais: Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Instituto Dragão do Mar (IDM), Geopark Araripe, ICMBio Araripe, Prefeitura de Barbalha
14h40 – Palestra Natureza e Cultura com Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande) e Francisco de Assis Batista (ACB da Serra)
15h – Lançamento da revista do Complexo Ambiental Mirante do Caldas
15h10 – Intervalo
15h20 – Mesa com Mestras e Mestres da Cultura da Chapada do Araripe com mediação de João do Crato:
• Mestre Antônio Luiz (Reisado de Caretas de Potengi)
• Mestre Aldenir (Reisado Reis de Congo do Crato)
• Mestra Zulene Galdino (Lapinha do Crato)
• Mestra Marinês (Côco de Juazeiro do Norte)
• Mestre Espedito Seleiro (Artesão de Nova Olinda)
16h20 – Subida pelo teleférico
16h35 – Inauguração da Trilha Ecológica Mirante do Caldas com entrega de mudas e plantio simbólico
16h50 – Cortejo com Grupos da Tradição
17h – Arte na Chapada: apresentações dos Caretas de Potengi e Mestre Antônio Luiz
17h40 – Bolo festivo
19h – Feira Mirante Caldas e apresentação da Orquestra de Sopros Zequinha de Abreu
20h – Banda Azalee
21h – Joãozinho do Exu
Serviço:
O quê: 2º aniversário do Complexo Ambiental Mirante do Caldas
Data: 24 de novembro, sexta-feira
Horário: a partir das 13h
Programação gratuita