A Secretaria dos Recursos Hídricos recebeu, na última quarta-feira (2), a visita do secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, Sérgio Costa. Na ocasião foi liberado o repasse de R$ 31,6 milhões para a continuidade das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). “O CAC é uma obra indutora do desenvolvimento regional e que permite que as águas do Rio São Francisco cheguem à Região Metropolitana de Fortaleza para garantir a segurança hídrica daquela área,” afirmou o secretário Sérgio Costa.
Concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco em território cearense, o Cinturão das Águas – CAC possui o trecho emergencial concluído, o que garante a chegada das águas do São Francisco ao açude Castanhão e posteriormente a Região Metropolitana de Fortaleza. A outra parte do CAC, que consiste nos lotes 3 e 4, se encontra com 66,73% de conclusão de obras e vai representar um relevante aumento da garantia hídrica da Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado.
Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o CAC envolve parte do Ceará por meio de um conjunto de canais, túneis e sifões. “Essa importante obra hídrica do nosso Estado, possui 145,32 km de extensão, sendo 53km de trecho emergencial, composto pelos lotes 1, 2 e 5, que tem início na bacia hidrográfica da barragem Jati, já entregue. Através dela vamos ajudar no abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza e do Cariri”.
Operação
O trecho emergencial do Cinturão das Águas do Ceará já está em operação desde o dia 1º de março deste ano, quando as águas do Eixo Norte do Rio São Francisco foram liberadas a partir do Reservatório Jati rumo ao Reservatório Castanhão.
Em 13 de maio, porém, o bombeamento do Eixo Norte foi suspenso devido à manutenção do Trecho 1, entre o ponto de captação das águas e a Barragem Jati. A previsão é que os serviços sejam finalizados na próxima terça-feira (8).