O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, acompanhado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, visitou nesta terça-feira (27) os lotes 3 e 4 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), em Barbalha. A obra é considerada estratégica para a segurança hídrica do estado e deverá beneficiar cerca de 800 mil pessoas quando estiver concluída, o que está previsto para junho de 2026.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“É uma alegria visitar uma obra como o Cinturão das Águas, que tem R$ 2 bilhões em investimentos. Ela vai garantir água no Cariri e segurança hídrica em toda essa região”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

🔧 Obra em andamento
Os dois lotes visitados somam mais de 50 km de canais e quase 12 km de sifões, com 57,56% das obras já executadas. Os trechos têm as seguintes características:
• Lote 3: inicia em Barbalha, passa por Juazeiro do Norte e termina no Crato. São 25,34 km de canais e 8,89 km de sifões.
• Lote 4: começa no Crato e segue até Nova Olinda, ao longo do Rio Cariús, com 28,63 km de canais e 2,92 km de sifões.
O investimento total nos dois trechos é de R$ 1,08 bilhão.

🌊 Segurança hídrica e desenvolvimento
Durante a visita, o ministro Waldez Góes destacou a importância da obra para o abastecimento de água, o fortalecimento da economia local e o combate aos efeitos da seca.
“O Ceará tem se destacado pela boa governança e pela prioridade dada à segurança hídrica. O Cinturão das Águas é simbólico por beneficiar milhares de pessoas e gerar empregos. Isso é transformador”, afirmou.
O governador ressaltou ainda que o CAC é essencial para garantir água não apenas para consumo humano, mas também para a indústria e agropecuária, impactando diretamente o desenvolvimento econômico da região do Cariri.
👷♂️ Geração de empregos
A obra já gera cerca de 600 empregos diretos e indiretos somente nos lotes visitados. Segundo Waldez Góes, o número de vagas deverá crescer com a duplicação do número de máquinas no canteiro de obras, ação prevista para acelerar o ritmo dos trabalhos.
“Conversamos com a empresa responsável e está prevista uma ampliação no maquinário. Isso não apenas acelera a obra como amplia os empregos na região”, disse o ministro.

📌 Fique por dentro
O CAC é uma grande infraestrutura de transporte de água que se conecta ao Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. A obra visa levar água a diversas regiões do Ceará, principalmente as mais afetadas pela seca, promovendo desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Por Nágela Cosme