Uma forte chuva registrada nesta terça-feira (3) causou estragos em Brejo Santo, alagando ruas, derrubando árvores e danificando estruturas de prédios públicos, incluindo a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Balbina Viana Arrais e o Estádio Geraldo Alves (Geraldão). Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Moradores filmaram os impactos em diferentes pontos da cidade, evidenciando a força do fenômeno. Em decorrência dos danos ao teto da escola, as aulas desta quarta-feira (4) foram canceladas. Da mesma forma, a Prefeitura de Brejo Santo adiou um evento esportivo que seria realizado no estádio nesta terça-feira.
Alerta à população
Em nota, a Prefeitura lamentou os danos causados pela chuva e pelos fortes ventos, destacando a queda de diversas árvores e prejuízos em imóveis públicos e privados. “É importante ressaltar que, felizmente, não foram registradas vítimas em virtude desse fenômeno natural. Equipes de emergência e serviços urbanos já estão em campo para realizar a limpeza e avaliar os danos, garantindo a segurança da população”, informou o comunicado.
O governo municipal também orientou os moradores a evitarem áreas de risco até que os reparos sejam concluídos.
Previsão de mais chuvas para o estado
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Brejo Santo registrou 29 mm de chuva entre as 7h de segunda-feira (2) e 7h desta terça-feira (3). A previsão aponta continuidade das chuvas nos próximos dias em diferentes regiões do estado, influenciadas pela atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis próximo ao Nordeste.
As chuvas mais intensas devem ocorrer nas regiões do Cariri, Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns, Maciço de Baturité e Ibiapaba, especialmente entre a tarde e a madrugada. No litoral, o indicativo é de aumento das precipitações a partir desta terça-feira à noite e na madrugada de quarta-feira (4).
Por Aline Dantas