A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, contra condenados no âmbito da trama golpista que buscava manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. As medidas foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A determinação ocorre após a tentativa frustrada de fuga de Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um dos condenados pelo STF. Segundo a Polícia Federal, a decisão judicial estabelece a prisão domiciliar com monitoramento eletrônico e outras medidas cautelares.
👤 Filipe Martins entre os alvos
Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, foi um dos presos por determinação de Alexandre de Moraes. Em uma rede social, o advogado de Martins, Jeffrey Chiquini, informou que policiais federais compareceram à residência do ex-assessor, em Ponta Grossa, no Paraná, para efetivar a medida de prisão domiciliar.
O advogado classificou a decisão como “abusiva”, afirmando que não atende aos critérios do direito penal. “Não há nenhum indício concreto de risco de fuga e, como qualquer leigo sabe, a Constituição proíbe punir uma pessoa por atos de terceiros”, declarou.
⚖️ Condenações e penas
Filipe Martins e Silvinei Vasques integram o chamado Núcleo 2 da trama golpista. Martins foi condenado a 21 anos, sendo 18 anos e 6 meses de reclusão, inicialmente em regime fechado, além de multa. Já Silvinei Vasques recebeu pena de 24 anos e 6 meses, sendo 22 anos de reclusão, também em regime fechado.
🗺️ Cumprimento das ordens em vários estados
Além do Paraná, a Polícia Federal informou que as ordens judiciais estão sendo cumpridas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Tocantins e no Distrito Federal. Parte das diligências conta com apoio do Exército.
Entre as medidas cautelares determinadas pelo STF estão:
🚫 Proibição de uso de redes sociais
🚫 Proibição de contato com outros investigados
📄 Entrega de passaportes
🔫 Suspensão de documentos de porte de arma de fogo
🚷 Proibição de visitas
✈️ Tentativa de fuga de Silvinei Vasques
Na sexta-feira (26), Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Silvinei Vasques após o ex-diretor da PRF tentar fugir do país pelo Paraguai. Ele cumpria prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, mas rompeu o equipamento e deixou o Brasil.
De acordo com a decisão, a Polícia Federal informou que a tornozeleira de Vasques parou de emitir sinal de GPS por volta das 3h da madrugada de quinta-feira (25). Agentes se deslocaram até a residência do ex-diretor, em São José, Santa Catarina, e constataram que ele não estava no local.
Silvinei Vasques foi detido no Paraguai quando tentava embarcar em um voo com destino a El Salvador. Ainda na sexta-feira, a Polícia Federal confirmou que ele foi conduzido pela polícia paraguaia até a fronteira com o Brasil e entregue a agentes da PF na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Ciudad del Leste. O ex-diretor foi transferido para Brasília e chegou no início desta tarde.
Por Pedro Villela, de Brasília










