Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (4) que pretende disputar as eleições presidenciais de 2026. Em um discurso marcado por tom confiante e de apelo à negociação institucional, Lula indicou que pode buscar seu quarto mandato no Palácio do Planalto.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
🗣️ “Eles não sabem o que eu estou pensando. Então, se preparem porque, se tudo estiver como eu estou pensando, esse país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”, declarou.
💬 Apesar da fala com tom eleitoral, Lula também usou o evento — voltado ao anúncio de investimentos no setor de refino e petroquímica — para rebater rumores sobre tensões entre o governo federal e o Congresso Nacional.
“Parece que tem uma guerra entre o governo e o Congresso. Eu sou muito agradecido à relação que eu tenho com o Congresso Nacional. Até agora, nesses dois anos e meio, o Congresso aprovou 99% das coisas que nós mandamos”, disse o presidente.
🔄 Divergências como parte do processo
Lula destacou que divergências entre os Poderes são naturais e até benéficas para o fortalecimento da democracia: “Quando tem uma divergência é bom. Porque a gente senta na mesa, vai conversar e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso está pensando outra, nós vamos resolver isso em uma mesa de negociação”.
A fala vai ao encontro do posicionamento recente do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também defendeu diálogo entre os poderes após embates em torno de medidas econômicas.
⚖️ Tensão recente
As declarações ocorrem pouco depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender os decretos do governo federal sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), bem como a decisão do Congresso que havia derrubado esses mesmos decretos.
📌 Moraes ainda determinou uma audiência de conciliação entre as partes, medida que reforça a busca institucional por entendimento.
Lula minimizou as pressões políticas em torno do fim do mandato atual:
🗣️ “Eu não quero nervosismo porque eu só tenho um ano e meio de mandato. E tem gente que pensa que o governo já acabou, tem gente que já está pensando em eleição”.
🌍 Participação no banco dos BRICS
Mais cedo, o presidente participou da reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como “banco dos Brics”. Na ocasião, defendeu uma nova política de financiamento por parte de instituições multilaterais e a criação de uma moeda alternativa ao dólar para o comércio internacional.
Por Pedro Villela, de Brasília