O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou em contato por telefone, na noite desta terça-feira (5), com o cineasta Walter Salles, diretor de ‘Ainda Estou Aqui’, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. Durante a conversa, Lula parabenizou o cineasta pelo prêmio e fez um convite para que ele e o elenco do longa participem de um encontro em Brasília.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com o Ministério da Cultura, a reunião será organizada pela pasta, mas ainda não há uma data definida.
— Querido Walter, a gente não tem muito o que falar quando percebe que um brasileiro é capaz de se superar numa arte que, até então, parecia que só americano ganhava — disse Lula durante a ligação.
O presidente também elogiou o impacto do longa e sua relevância histórica:
— Foi uma noite de ouro. Você já fez muitas coisas importantes, mas dessa vez conseguiu lavar a alma do povo brasileiro e do cinema brasileiro, além de recuperar de uma forma muito, mas muito importante, a história do Rubens Paiva.
A primeira-dama, Janja da Silva, também participou da ligação e aproveitou para enaltecer o trabalho das atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, que interpretam Eunice Paiva em diferentes fases da vida no filme.
Nesta terça-feira de Carnaval, @JanjaLula e eu telefonamos para parabenizar nosso querido Walter Salles pelo Oscar de Melhor Filme Internacional, com o primoroso e necessário “Ainda Estou Aqui”.
Walter, Fernandas, Selton e toda equipe, com sensibilidade e profissionalismo,… pic.twitter.com/Z1AzC0ePtw
— Lula (@LulaOficial) March 5, 2025
Reconhecimento ao cinema brasileiro
No próprio domingo (3), logo após a cerimônia do Oscar, Lula já havia feito uma publicação nas redes sociais celebrando a conquista do filme. Ele destacou a relevância da produção, que aborda temas como memória, democracia e resistência ao autoritarismo, e classificou o momento como um motivo de orgulho para o Brasil.
— Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia — escreveu o presidente.
🎞️ Sobre o filme
Dirigido por Walter Salles, ‘Ainda Estou Aqui’ traz no elenco nomes como Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello. O longa foi inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e conquistou reconhecimento internacional ao retratar a luta por memória e justiça em meio a períodos de repressão política no Brasil.
A produção recebeu aclamação da crítica e agora se junta a uma seleta lista de filmes brasileiros que conquistaram o Oscar, consolidando ainda mais a importância do cinema nacional no cenário mundial.
Por Fernando Átila