O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), publicou na noite deste sábado (7) o registro de uma reunião com importantes lideranças da política estadual e nacional. O encontro, realizado no Palácio da Abolição, reuniu o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o senador Cid Gomes (PSB), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e o chefe da Casa Civil do Estado, Chagas Vieira.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Em publicação nas redes sociais, Elmano destacou o caráter estratégico da reunião: “Noite de sábado discutindo projetos e ações para o avanço do nosso Ceará e do Brasil.”
Embora não tenha sido divulgada uma pauta oficial, o encontro é interpretado como um gesto político de articulação e unidade, em meio a movimentações recentes da oposição na Assembleia Legislativa do Estado.
🔍 Alinhamento político e 2026 no horizonte
A imagem do quinteto, que inclui alguns dos principais nomes da política cearense nas duas últimas décadas, reforça a coesão da base aliada que governa o Ceará desde 2007. Nos bastidores, o gesto é lido como um sinal de que o grupo permanece unido e atento ao cenário político nacional e local, inclusive com foco nas eleições de 2026.
A presença do senador Cid Gomes, que se reaproxima de antigos aliados após rachas no PDT, e do prefeito Evandro Leitão, agora no PT, confere ainda mais peso político ao encontro. Já Camilo Santana, hoje ministro da Educação e um dos nomes mais influentes do governo Lula, sinaliza o alinhamento entre os governos estadual e federal.
⚖️ Contraponto à oposição
A reunião também funciona como resposta simbólica aos recentes encontros da oposição, que tem promovido cafés da manhã frequentes na Assembleia Legislativa do Ceará como forma de fortalecer a articulação entre seus quadros.
A foto publicada por Elmano, portanto, tem valor político: serve como sinal de que o núcleo do governo estadual permanece coeso, ativo e alinhado com os rumos do governo federal.
🔄 Continuidade e novos ciclos
Com o controle do Executivo estadual, da prefeitura de Fortaleza e presença ativa no Congresso Nacional, o grupo liderado por Elmano, Camilo e Cid busca pavimentar a continuidade de seu projeto político. As definições para as eleições de 2026, como possíveis candidaturas ao Senado e à Câmara Federal, começam a ser costuradas discretamente — e encontros como o deste sábado mostram que o processo já está em curso.
Por Nicolas Uchoa