O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou na manhã desta quinta-feira (5) da abertura oficial da 27ª edição do PEC Nordeste, o maior evento agropecuário do estado, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Durante a solenidade, o chefe do Executivo estadual anunciou duas medidas importantes para o setor rural: a isenção da cobrança de água bruta para pequenos produtores e a construção do Parque de Exposição e Cavalaria do Eusébio, que será erguido no terreno do antigo autódromo do município.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Segundo o governador, a isenção contempla produtores que utilizam até 20 mil litros de água para irrigação, o que equivale a uma área de aproximadamente 7 hectares, e também carcinicultores com produção entre 3 e 4 hectares. A outorga continuará sendo exigida, mas sem a cobrança de tarifas dentro dos critérios definidos.

“PEC Nordeste é um evento muito importante para os negócios do Ceará. Aqui podemos ver a força dos nossos produtores, a quem queremos sempre apoiar. Com o nosso novo Parque de Exposições, teremos um equipamento importante para o agronegócio, a cultura e o turismo”, destacou Elmano de Freitas.
📍 PEC Nordeste 2025: negócios, conhecimento e inovação
Com expectativa de receber mais de 20 mil pessoas por dia, o PEC Nordeste 2025 promete movimentar o agronegócio cearense até o próximo sábado (7). A programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e exposições, com a presença de mais de 600 empresas e instituições voltadas ao desenvolvimento da agropecuária no estado e no Nordeste.
O evento também foi prestigiado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que ressaltou a relevância da feira para o setor: “Por aqui vão passar mais de 100 mil pessoas. É um trabalho que deve ser celebrado. Mostra a força do agronegócio cearense.”

📈 Crescimento econômico impulsionado pelo agro
Presente na cerimônia, o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, destacou que o setor agropecuário teve papel fundamental no desempenho econômico do estado: “Em 2024, tivemos um crescimento de 25,2% na economia cearense, o maior já registrado, impulsionado por esse setor. O PEC Nordeste é uma oportunidade de ampliar ainda mais esses resultados com novas parcerias, políticas públicas e investimentos.”
Por Fernando Átila