Um homem de 26 anos, indiciado por praticar roubos, foi preso no início da tarde desta segunda-feira (6) pela Polícia Militar, em Juazeiro do Norte. A ação policial ocorreu em cumprimento a mandado de prisão expedido pela justiça local.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Por volta das 13h15min, a composição da viatura policial militar CP 99 foi acionada via Ciops para dar apoio aos agentes da Subagência de Inteligência do 2ºBPM, na abordagem a um veículo que transitava pela Avenida Leão Sampaio, imediações do SENAI, no bairro Triangulo em que o motorista era suspeito de possuir contra si, um mandado de prisão em aberto.
Os militares ao abordarem o carro comprovaram que o condutor, o técnico em segurança Thinaelson dos Santos Chinês, de 26 anos, apelidado por “Nael”, residente no Bairro Santa Teresa, em Juazeiro do Norte tem em seu desfavor uma ordem de prisão expedida pela justiça do município. Segundo a PM, “Nael” já possui duas passagens policiais por crimes de assalto. Ele foi conduzido para a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte para os devidos procedimentos.
[Atualizado às 12h21 para inserção da nota a seguir]
A família de Thinaelson dos Santos Chinês enviou nota ao Revista Cariri na manhã desta terça-feira (leia a íntegra):
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
Venho por meio desta esclarecer a verdadeira história por trás da acusação do réu julgado e sentenciado por um crime de assalto na capital Fortaleza. Thinaelson dos Santos Chinês, nascido em Juazeiro do Norte, Ceará, filho de uma prole de nove filhos, cresceu em um bairro pobre de Juazeiro, onde aos dezenove anos foi acusado de um assalto que não cometeu.
Aos dezenove anos construiu uma amizade com um elemento que pediu uma conta bancária do mesmo emprestada, na época ele trabalhava, porém o mesmo agindo por impulso e devido a falta de maturidade confiou no suposto amigo e deu a conta. Este falou que era pra um depósito onde o mesmo iria receber um valor de 150 reais. Ele errou, sim, pois confiou em quem não devia.
A conta do mesmo foi usada para aplicar um golpe em uma senhora que havia a poucos dias tido seu veículo assaltado na capital e publicou nas redes sociais que daria recompensa por informações. Esse suposto amigo aplicou um golpe na mesma informando saber onde estaria o carro. Ela por meio das redes sociais encontrou o Thinaelson (OS a conta foi dele), e por essa rede social entrou em contato com uma irmã dele e contou tudo que até agora foi relatado. A irmã ficou assustada e buscou a verdade dos fatos e passou todo relato pra essa senhora, informando que o Thinaelson emprestou a conta e pediu pra mulher ir a polícia contar a verdade, se quisesse, que recebeu uma ligação e deram a conta do irmão. Pois assim a justiça iria buscar a verdade dos fatos. A senhora disse que de maneira alguma ela iria falar isso. Ela iria a delegacia e acusaria o Thinaelson de assaltante. E assim o fez.
Achando pouco pegou a foto dele no perfil e foi a televisão e acusou o mesmo, fez o que pode pra destruir o mesmo, sendo que o mesmo na época não foi a Fortaleza, estava doente em tratamento de uma doença adquirida em acidente de trabalho que até hoje tem sequelas. Sou testemunha de toda história, pois foi exatamente pra mim que a senhora ligou. Esperamos que fosse feito justiça, que as provas que tinham contra ele era a conta bancária. Esperamos que fosse feita uma investigação onde fosse provada a culpa dele verdadeira, que foi emprestar uma conta para um golpe. Não teve prova material, não teve vídeo de assalto onde provasse a acusação da mesma. Só era a palavra dela contra a verdade dele, que ELE NÃO ASSALTOU NINGUÉM. Contudo ele não é de uma bairro rico, ele não é um típico branco de aparência social padrão, ele não tem dinheiro, então como é normal no brasil O RICO É INOCENTE ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO, E O POBRE É CULPADO ATÉ QUE SE PROVE NUNCA O CONTRÁRIO.
Essa nota não é pra dizer Thinaelson é INOCENTE, essa nota é pra deixar claro ele realmente errou. Ele emprestou uma conta bancária pra outra pessoa e essa deu um golpe. MAIS ASSALTANTE ELE NUNCA FOI, E CONFIANDO EM DEUS NUNCA SERÁ.
Ele não praticou assaltos. Ele não é conhecido como CHINES DA FAIXA DE GAZA. Nem lá ele mora mais. Ele é um trabalhador. Essa acusação faz sete anos. Ele nunca mais cometeu um único erro na vida, a não ser de trabalhar, pois o erro no Brasil é trabalhar e ser honesto, pois BANDIDO DE VERDADE NEM FOTO SE COLOCA EM REDES SOCIAIS. Vai existir pessoas que vão duvidar, isso é normal. Mas a família agradece por ter a oportunidade de esclarecer a verdade sobre os fatos. THINAELSON DOS SANTOS CHINÊS NÃO É E NUNCA SERÁ UM ASSALTANTE.”
*Com informações da Agência Cariri Ceará