Com o intuito de advertir sobre os cuidados a serem tomados no ambiente de uma cozinha, o Corpo de Bombeiros oferece dicas para garantir a segurança das famílias, nesse ambiente que é considerado central, e que carrega consigo um risco considerável de incêndios, devido ao uso extensivo de eletricidade e chamas abertas.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A principal preocupação são as chamas do fogão. Por isso, é prudente nunca abandonar o equipamento enquanto ele estiver ligado. Caso precise se ausentar, a orientação do Corpo de Bombeiros é desligar temporariamente o fogão, para eliminar qualquer risco de ignição acidental. Lembre-se também que panos, papéis e utensílios plásticos são suscetíveis ao fogo e podem rapidamente se transformar em combustível, caso entrem em contato com as chamas do fogão, ou do forno.
Outro cuidado importante é sobre a limpeza. Acúmulos de gordura e migalhas são um risco para a segurança, uma vez que se tornam altamente inflamáveis e podem desencadear incêndios perigosos. Realize limpezas regulares no fogão, forno, exaustor e em todas superfícies da cozinha. Certifique-se também de que os filtros de gordura na exaustão estejam limpos para evitar o acúmulo de resíduos inflamáveis.
É preciso atenção redobrada com o botijão de gás. Uma prática recomendada pelos bombeiros militares para aumentar a segurança de toda casa é armazenar o cilindro de gás de cozinha, do lado de fora da residência. Essa simples medida reduz os riscos de vazamento e reduz os riscos em caso de incêndio, facilitando o acesso dos bombeiros e equipes de resgate.
Por fim, é recomendável a troca do kit gás de cozinha a cada cinco anos, incluindo registro, mangueira e braçadeiras. Em caso de incêndio, desligue o registro do gás de cozinha e quadro de energia. Para solicitar ajuda, ligue 193.