A 50ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi instalada pelo Governo do Ceará em Várzea Alegre, nesta segunda-feira (18). O município recebeu também uma central de videomonitoramento – a 49ª – para auxiliar no trabalho ostensivo e preventivo na segurança pública.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.
O chefe do Executivo estadual destacou o trabalho que o Estado vem promovendo para levar mais segurança à população. “Não temos medido esforços para fazer investimentos na área da segurança. Compramos helicópteros, viaturas, armamentos, estamos investindo em inteligência, tecnologia, (contratação de) pessoal”, disse Camilo Santana. O governador destacou também o trabalho especializado e ágil que o grupamento dá ao combate à criminalidade. “Eles andam de motocicletas porque às vezes os bandidos cometem um crime em uma moto, entram em um beco e o carro não consegue entrar. Não tem ninguém que tenha armamento mais forte que o pessoal do Raio. Trouxemos equipamentos importados”, explicou.
A base do Raio em Várzea Alegre terá um efetivo de 30 policiais militares, 10 motocicletas e um viatura, que contarão com o auxílio de 15 câmeras de videomonitoramento auxiliando as ações. A nova unidade será comandada pelo tenente Jailton Martins dos Santos.
O titular da SSPDS comentou os bons resultados obtidos com o grupamento. “Agora, são 50 bases instaladas no estado e essa é um ideia que deveria ser copiada por outros estados. Tenho 23 anos de atuação na segurança pública e em matéria de Polícia Militar nunca vi nada tão efetivo e que traga resultados tão rápido. O Raio é sinônimo de eficiência, prisão e apreensão.
O Policiamento Ostensivo Geral, da Polícia Militar, e a Polícia Civil conseguiram uma redução de 30% dos homicídios e 20% dos assaltos em Várzea Alegre. Agora, com a base Raio, chegou um importante reforço com policiais altamente treinados”, disse Sandro Caron.
Mais segurança em todas as regiões
Desde 2015 que o Raio vem passando por um processo de expansão de sua atuação em todas as partes do estado. Na primeira etapa de interiorização, foram instaladas bases nas cidades-polos das nove principais regiões do Ceará. No momento seguinte de ampliação, foi a vez dos municípios com população acima de 50 mil habitantes serem contemplados com o reforço. Agora, cidade com mais de 30 mil moradores já estão sendo atendidas pelo grupamento. O planejamento do Governo do Ceará é de implantar mais 19 bases até o ano que vem.
Eficiência
O grupamento é um importante reforço no patrulhamento ostensivo por usar como principal meio de locomoção motocicletas de alta cilindradas e, assim, conseguir ter mais agilidade. Somente em 2020, as unidades do CPRaio apreenderam 1.860 armas de fogo, correspondendo a 30,4% das 6.117 armas apreendidas em todo o estado.
Para compor o pelotão especial da PMCE, o policial passa por uma formação que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais.