A canonização do beato Carlo Acutis acontece neste domingo (7), no Vaticano, marcando um momento histórico para a Igreja Católica. O jovem, que morreu aos 15 anos vítima de leucemia, ficou conhecido como “padroeiro da internet” por usar as redes sociais para evangelizar e será o primeiro santo da geração millennial, que abrange os nascidos entre os anos 1980 e 1990.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A celebração está marcada para as 10h no horário local (5h em Brasília) e será presidida pelo papa Leão XIV. Esta é a primeira canonização conduzida por ele desde o início de seu pontificado, em maio deste ano.
O processo, que havia sido inicialmente agendado para 27 de abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, foi adiado após a morte do papa Francisco. O pontífice anterior, inclusive, já havia enaltecido Carlo como exemplo para a juventude.
“Não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. Seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos”, afirmou Francisco.
Quem foi Carlo Acutis
📍 Nascimento: Londres, 1991
🏡 Infância: Cresceu em Milão, Itália
🎮 Interesses: Videogames, criação de sites, devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora
🙏 Vida de fé: Desde os 7 anos participava diariamente da missa, fazia doações a necessitados e era engajado em obras de caridade
Na adolescência, Carlo utilizou seus conhecimentos em computação para criar um site dedicado à catalogação de milagres eucarísticos e aparições marianas reconhecidas pela Igreja. Faleceu em outubro de 2006, deixando uma forte marca de fé e solidariedade, que atraiu multidões em seu funeral.
Os milagres atribuídos a Carlo
A santidade de Carlo Acutis foi reconhecida a partir de dois milagres:
• Campo Grande (2013): o menino Matheus Vianna, então com 3 anos e portador de uma doença congênita no pâncreas, foi curado após tocar uma relíquia do beato.
• Florença (2022): Valéria Valverde, estudante da Costa Rica, sobreviveu a um grave acidente de bicicleta e apresentou rápida recuperação após orações feitas no túmulo de Carlo, em Assis.
Como funciona a canonização
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o processo de canonização é dividido em quatro fases:
• Diocesana – investigação da vida e virtudes do candidato pelo bispo local.
• Romana – análise detalhada no Vaticano por teólogos e especialistas.
• Beatificação – reconhecimento oficial de um milagre, concedendo o título de “beato”.
• Canonização – confirmação de um segundo milagre e proclamação da santidade pelo papa.
Por Nágela Cosme










