O início da cobertura da invasão da Rússia à Ucrânia teve uma gafe na Jovem Pan News. O canal exibiu um vídeo de uma série de disparos de tiros contra um avião e de mísseis no céu como se fossem imagens do confronto no leste europeu. Mas, na verdade, o vídeo era parte do jogo de videogame Arma 3, publicado em redes sociais. Ao Notícias da TV, a emissora afirmou que “não comenta assuntos internos”.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Durante a edição desta quinta-feira (24) do Jornal da Manhã, por volta de 9h20, o comentarista Luís Artur Nogueira falava sobre impactos do conflito entre a Rússia e Ucrânia na economia mundial.
Enquanto ele dava suas opiniões, a tela foi dividida em duas, e do lado direito foram exibidos vídeos de ataques com mísseis e de uma espécie de arma de artilharia atirando contra um avião.
Apesar de realistas, as imagens fazem parte do jogo de videogame Arma 3, da Bohemia Interactive Studio. Os vídeos exibidos na Jovem Pan News tinham a marca d’água da rede social Kwai, concorrente do TikTok.
O jogo Arma 3 se passa na década de 2030, com a fictícia Operação Magnitude, em que militares da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Europa entram em confronto com “inimigos do leste” liderados pelo Irã e apoiados por uma coligação entre países do Oriente Médio e da Ásia.
Os trechos que foram ao ar na Jovem Pan como se fossem cenas de guerra reais viraram piada na internet, principalmente por parte de gamers que logo identificaram o erro. A publicação com parte do Jornal da Manhã que continha cenas do jogo foi removido do perfil oficial da Jovem Pan no Twitter.
Confira imagens do que foi exibido na Jovem Pan News:
Fonte: Notícias da TV