Estão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes que participaram da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para buscar vagas em institutos e universidades públicas de ensino superior. Segundo o site, as inscrições podem ser feitas até quinta-feira (25), às 23h59.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante o período de inscrições, os candidatos poderão consultar suas posições no ranking do processo seletivo e optar por mudanças nos cursos e instituições.
Serão ofertadas 264.360 vagas em cursos de graduação de 127 instituições públicas em todo o País. Os participantes podem consultar o número de vagas por instituição no portal do Governo Federal.
No Ceará, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) se destaca pelo número de vagas oferecidas. Ao todo, serão 5.342 vagas, o que coloca o instituto em segundo lugar no ranking de institutos que mais ofertarão vagas no Sisu 2024.
Como participar
Para concorrer a uma vaga, primeiramente o candidato deve se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O cadastro é gratuito.
No ato da inscrição, o candidato irá preencher um questionário socioeconômico e escolher até duas opções de curso. A última escolha de cursos e instituições no Sisu será a única válida para avaliação do Sistema.
Todos os participantes do Enem 2023 que não zeraram a nota da redação podem participar. Participantes treineiros (ou seja, que não finalizaram o Ensino Médio) não poderão utilizar as notas para serem aprovados no vestibular.
Cronograma
• 30/01 – Divulgação dos resultados da primeira chamada do Sisu
• 30/01 a 07/02 – Inscrição na lista de espera do Sisu
• 1º a 7/02 – Matrículas dos participantes aprovados na primeira chamada
Saiba mais
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No site, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.
Por Bruno Rakowsky