O Governo do Ceará autorizou, nesta quinta-feira (5), a construção de 17 novas escolas de ensino em tempo integral em 17 municípios cearenses. A iniciativa faz parte do plano estadual de universalização do tempo integral até 2026 e representa um investimento de R$ 210,4 milhões. A solenidade foi realizada em Fortaleza e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e outras autoridades.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

🏫 Novas escolas por todo o estado
Das novas unidades educacionais autorizadas:
• 14 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs)
• 1 é uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP)
• 1 será uma Escola do Campo
• 1 será uma Escola Quilombola
Os municípios contemplados são: Aracati, Baturité, Crato, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Icó, Itatira, Juazeiro do Norte, Mombaça, Mulungu, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, São Gonçalo do Amarante e Tauá.
Com essa nova etapa, o governo estadual já autorizou, somente em 2024, a construção de 55 escolas, somando um aporte de R$ 657 milhões.

“Estamos dando mais um passo para que tenhamos escola em tempo integral para toda a nossa juventude. Essa é a pauta mais importante para o desenvolvimento do nosso povo”, destacou o governador Elmano de Freitas.
🚐 Apoio às Escolas Família Agrícola
Durante a cerimônia, o governo também entregou cinco novos veículos do tipo pick-up dupla cabine para as Escolas Família Agrícola (EFAs). Os automóveis serão usados para apoiar atividades do chamado “Tempo Comunidade”, parte da Pedagogia da Alternância, que combina vivência escolar e prática comunitária.
Esses veículos permitirão o deslocamento de professores e transporte de insumos usados em atividades pedagógicas desenvolvidas pelos alunos no campo.
👩🏫 Novos professores convocados
Elmano de Freitas também assinou a convocação de 13 professores concursados para integrar a rede estadual. Esses profissionais fazem parte do cadastro de reserva do último concurso da Secretaria da Educação (Seduc) e haviam solicitado reclassificação anteriormente.

Com isso, o total de professores chamados desde janeiro de 2023 chega a 1.461 profissionais, fortalecendo o quadro docente em um momento de expansão da estrutura educacional do estado.
“Tenho absoluta convicção que esse é um passo importantíssimo para mudar o futuro da nossa juventude e do nosso estado”, reforçou o governador.
Por Aline Dantas