O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta terça-feira (11) o reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da rede pública estadual. A medida, que terá efeito retroativo a janeiro de 2025, beneficiará 62 mil profissionais, entre efetivos, temporários, aposentados e pensionistas. O impacto financeiro do aumento será de R$ 280 milhões.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante o anúncio, Elmano destacou a importância do investimento na educação e reforçou o compromisso do Estado com a valorização dos docentes.
“Se tem algo que orgulha o Ceará são os resultados da nossa educação, o que significa a construção de sonhos para a nossa juventude, fruto do trabalho diário de cada professor e professora. Colocamos toda a nossa equipe para negociar com seriedade este assunto, pois é assim que queremos construir, dialogando, respeitando o trabalho de mobilização da categoria”, afirmou o governador.
O reajuste acompanha a atualização do piso nacional do magistério, definida pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro deste ano. Com a mudança, o valor mínimo para professores com jornada de 40 horas semanais passa a ser de R$ 4.867,77.
Outras medidas para a categoria
Além do reajuste salarial, o governo do Ceará anunciou outras ações para beneficiar os profissionais da educação no estado. Entre elas, estão:
• Promoções sem titulação de 2024: O processo de implementação será iniciado em abril.
• Antecipação do pagamento retroativo do piso para aposentados: O governo pretende quitar o valor no primeiro semestre de 2025.
• Convocação de remanescentes de concursos públicos: Todos os aprovados no concurso do magistério de 2018 e no concurso para professores indígenas serão chamados.
• Antecipação do pagamento de precatórios: O governo estadual negocia com a Advocacia-Geral da União (AGU) para viabilizar a antecipação dos valores devidos aos profissionais da educação.
• Ampliação de carga horária: Será aberto um processo definitivo para ampliação da carga horária dos professores estaduais.
Por Nicolas Uchoa