A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão solicitar a devolução de valores descontados indevidamente de seus benefícios nos últimos anos. O processo pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site oficial do instituto ou pela central telefônica 135.
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🟡 Identificação das cobranças
Com a nova funcionalidade “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no app, os segurados podem agora visualizar o nome da entidade responsável pelos descontos.
A medida faz parte de uma ação do governo federal para combater descontos não autorizados aplicados por entidades e associações. Na última terça-feira (13), cerca de 9 milhões de beneficiários começaram a ser notificados sobre a existência dessas cobranças.
📝 Como solicitar a devolução
Se o aposentado ou pensionista identificar um desconto não autorizado, poderá fazer a solicitação de reembolso diretamente pelos canais digitais ou pela central telefônica. A orientação é para que a consulta e o pedido sejam feitos pelos canais oficiais:
• Aplicativo Meu INSS (Android e iOS)
• Site: meu.inss.gov.br
• Telefone 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h)
🔧 Instabilidades e suporte
Devido ao grande volume de acessos, o aplicativo poderá apresentar instabilidades. Segundo o INSS, a Dataprev, empresa responsável pela infraestrutura tecnológica do instituto, está monitorando e trabalhando para garantir o funcionamento estável da plataforma.
Para facilitar o acesso de quem não utiliza meios digitais, o governo negocia com os Correios a abertura de 8,5 mil agências para atendimento presencial.
📌 Como ativar as notificações no app Meu INSS
• Baixe o aplicativo na App Store (iOS) ou na Google Play Store (Android)
• Crie uma conta com CPF, login e senha (também válida para o Gov.br)
• Acesse o sininho no topo da tela → Configurar notificações → Permitir notificações
💬 Mensagens recebidas
Para quem teve descontos, a notificação está sendo enviada a partir de hoje.
Para quem não teve nenhum desconto, a mensagem foi enviada na última semana: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
🚨 Atenção a golpes
O INSS alerta que não realiza contato via ligação telefônica ou SMS para esse tipo de procedimento. Toda comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
🔒 Para mais informações, acesse:
• Portal oficial: gov.br/inss
• Redes sociais oficiais do INSS
📞 Em caso de dúvidas, a central 135 está disponível com melhor atendimento após as 16h e aos sábados.
Por Heloísa Mendelshon