Aposentados e pensionistas começaram a receber notificações no aplicativo Meu INSS sobre descontos realizados por entidades associativas em seus benefícios. O alerta foi iniciado nesta terça-feira (13) e faz parte de uma ação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para identificar cobranças indevidas.
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🔔 Como acessar a notificação
Para receber a notificação, o beneficiário deve utilizar o aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para Android e iOS. É necessário criar uma conta no sistema Gov.br, usando o número do CPF. A conta também pode ser criada com o login de bancos credenciados, selecionando a opção “Entrar com seu banco”.
Passo a passo para ativar as notificações:
1. Baixe o aplicativo Meu INSS na Google Play ou App Store;
2. Faça o login com CPF e senha (ou via banco credenciado);
3. Clique no ícone de sino no canto superior direito;
4. Selecione “Configurar Notificações”;
5. Ative a opção “Permitir notificações”.
📩 Tipos de mensagens enviadas
Os usuários podem receber uma das seguintes mensagens:

✅ Sem desconto: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”

⚠️ Com desconto identificado: “Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
💰 Consulta e reembolso
A partir desta quarta-feira (14), o INSS libera o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no próprio aplicativo.
Se o beneficiário identificar descontos não autorizados, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo, pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135.
📌 O INSS informou que, em breve, divulgará um passo a passo detalhado para auxiliar no processo de reembolso.
⚠️ Atenção aos golpes
O INSS alerta que não realiza contato por telefone, SMS ou WhatsApp sobre esse assunto. As notificações legítimas são enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Em caso de dúvida, os segurados podem ligar para o número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para agilizar o atendimento, a orientação é ligar após as 16h ou aos sábados.
Para mais segurança, o INSS recomenda buscar informações apenas pelos canais oficiais:
🔗 gov.br/inss
📱 Redes sociais oficiais do INSS
Por Pedro Villela, de Brasília