A indústria do Ceará registrou o maior crescimento do país no primeiro trimestre de 2025, com alta de 3,5%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (15) pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, do IBGE. O desempenho cearense supera amplamente a média nacional (0,4%) e a regional do Nordeste (-2,6%), colocando o estado à frente de polos industriais consolidados como Rio de Janeiro (2,4%), Espírito Santo (1,2%) e São Paulo (1,1%).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O resultado confirma o bom momento vivido pelo setor industrial cearense, impulsionado por políticas públicas de incentivo, atração de investimentos e um ambiente favorável à inovação e à expansão.
“O Governo do Ceará, sob a liderança do governador Elmano de Freitas, tem fortalecido políticas de incentivos fiscais e patrimoniais. Isso resultou na atração de mais de R$ 9,4 bilhões em investimentos privados, com previsão de geração de mais de 7 mil empregos diretos nos próximos anos”, destacou Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
🔄 Acumulado de 12 meses também aponta expansão
No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará alcançou o quarto maior crescimento industrial do Brasil, com avanço de 5,2%, superando as médias do Nordeste (2,5%) e do país (3,1%). Os principais destaques setoriais foram:
• Têxtil: +36,4%
• Produtos de metal: +24%
• Produtos químicos: +21,6%
• Metalurgia: +18,3%
Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, os números refletem uma política industrial sólida, com foco na expansão e inovação:
“A indústria cearense está fortalecida e otimista. Nosso objetivo é superar esses resultados, atraindo novos investidores. O Ceará oferece vantagens estratégicas como o Porto do Pecém, infraestrutura moderna e localização privilegiada.”
📊 Indústria impulsiona PIB do Ceará
O bom desempenho da indústria tem sido um motor importante para o crescimento econômico do estado. Em 2024, o PIB cearense cresceu 6,49%, quase o dobro da média nacional (3,4%), registrando o melhor desempenho desde 2010 e o quarto melhor desde 2003.
🏭 Novas indústrias e produção de veículos
Em abril, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Condec) aprovou 80 pleitos de incentivos fiscais, sendo 19 destinados a novas indústrias. Essas empresas somam R$ 6,8 bilhões em investimentos e devem gerar 2.221 novos empregos.
Outro marco previsto para julho é o início da contratação de mão de obra para a produção dos primeiros veículos no Polo Automotivo do Ceará (Pace), localizado em Horizonte. O anúncio foi feito pela Comexport, empresa parceira do projeto, durante a feira Auto Shanghai 2025, na China.
Por Nágela Cosme