A exposição “Terra Kariri – registros performáticos”, da artista indígena Indja, será inaugurada nesta quinta-feira (5), às 18h30, no Centro Cultural do Araripe, no Crato. A abertura contará com a apresentação ao vivo da performance “Terra Kariri”, além de discotecagem dos DJs Coral e Erikson Kariri.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A mostra reúne fotografias, figurinos e utensílios usados por Indja na performance que carrega simbologias ligadas aos povos indígenas, utilizando materiais naturais recorrentes em rituais tradicionais. A exposição estará aberta ao público até o dia 25 de junho, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, com entrada gratuita e classificação livre.
🌿 Terra como memória e resistência
“Terra Kariri” já foi apresentada no Festival Imaginários Urbanos, em Fortaleza, e na Curva Galeria de Arte, em Juazeiro do Norte. A performance é um ato de memória sobre os povos Kariri e quilombolas que habitam o território caririense. “Quando levo essa terra comigo, é como levar dentro de mim um pedaço desse território ancestral”, explica a artista.
Durante a apresentação, Indja saúda Tupã e os ancestrais indígenas em língua Kariri-Xocó, utiliza urucum como símbolo de proteção e memória, e se banha com a mistura vermelha, que também representa o sangue derramado pelos corpos indígenas ao longo da história.

🎨 Sobre a artista
Indja (Gabriel Silva) é natural de Juazeiro do Norte, e integrante dos povos Kariri/Payacú. Formada em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Indja atua como artista multilinguagem — é performer, cantora, fotógrafa, drag queen, pintora e produtora cultural. Suas obras abordam temáticas como ancestralidade indígena, liberdade de gênero e direitos humanos, estabelecendo pontes entre corpo, arte e território.
A exposição propõe uma imersão sensorial e simbólica na terra Kariri, tratando o solo como fonte criativa, espiritual e política. A visita é um convite à reflexão sobre as raízes, o pertencimento e a resistência dos povos originários.
Serviço:
O quê: Exposição Terra Kariri – registros performáticos
Onde: Centro Cultural do Araripe – Largo da RFFSA, S/N – Centro, Crato – CE, 63100-140
Quando: De 5 a 25 de junho
Horário: Abertura no dia 5 de junho, às 18h30. Demais dias de visitação: 8h às 12h e de 13h30 às 17h
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Por Nágela Cosme