O Crato será palco do Festival Choro Jazz entre os dias 17 e 22 de setembro, em sua primeira edição realizada na região do Cariri. O evento, que acontecerá no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e na Vila da Música, contará com uma programação diversificada de oficinas, shows e uma roda de conversa com o músico Egberto Gismonti. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o festival chega em 2024 com uma proposta itinerante, trazendo a magia do choro e do jazz para o interior do Ceará, com o apoio do Governo do Estado e do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Oficinas e roda de conversa
O festival terá início com oficinas de música, entre os dias 17 e 19 de setembro, ministradas por grandes nomes da música instrumental brasileira. Os participantes terão a oportunidade de aprender com Maurício Carrilho (choro), Paulo Sérgio Santos (clarinete), Pedro Amorim (samba), Cacá Malaquias (saxofone) e Ney Conceição (prática de conjunto).
No dia 21, sexta-feira, às 9h30, Egberto Gismonti conduzirá uma roda de conversa na Vila da Música, oferecendo um espaço para troca de experiências e histórias sobre sua trajetória musical.
Shows
A programação musical começa na quinta-feira (20), às 19h, com a apresentação do Duo Selestrial, que homenageia Hermeto Pascoal. Em seguida, o Quartchêto traz sua música instrumental com alma gaúcha, e o Baile do Ney encerra a noite, destacando a música instrumental brasileira.
Na sexta-feira (21), o evento continua com Gilberto Monteiro e o Quarteto Sucinta, seguidos por Carlinhos Patriolino e Choro Cabuloso. O dia se encerra com Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, que trazem a energia das rodas de samba do Rio de Janeiro para o Cariri.
O sábado (22) marca o encerramento do festival, começando às 16h30 com Tâmara Lacerda e Ranier Oliveira. Às 18h, O Trio, formado por Maurício Carrilho, Paulo Sérgio Santos e Pedro Amorim, homenageia Radamés Gnattali. O festival será finalizado com uma apresentação de Egberto Gismonti e a Orquestra de Sopros de Curitiba, composta por 16 músicos, às 19h30, encerrando com chave de ouro essa edição histórica do Choro Jazz no Cariri.
Serviço:
O quê: Festival Choro Jazz
Quando: de 17 a 22 de setembro
Onde: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e na Vila da Música, em Crato.
Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com
Entrada franca em todas as atividades
Por Aline Dantas