O cinema cearense chegou com força e identidade à edição 2025 do Festival de Cannes, o maior evento cinematográfico do mundo. Quatro filmes produzidos e rodados no Ceará foram selecionados para a prestigiada Quinzena de Cineastas, mostrando ao mundo a potência criativa do estado. A participação ocorre no contexto do Ano do Brasil na França, que celebra e divulga a cultura brasileira em solo francês.
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Mais do que exibição na telona, a presença cearense se estende a eventos de coprodução e debates no Marché du Film, consolidando o audiovisual local como um dos vetores estratégicos da economia criativa e cultural do país.
🎥 Ceará em Cannes: quatro filmes e mais de 100 profissionais envolvidos
Nesta quarta-feira (14), o Festival de Cannes foi palco da estreia dos curtas-metragens produzidos no âmbito do Directors’ Factory Ceará Brasil, uma iniciativa que reúne talentos locais e internacionais. A produção é fruto da parceria entre a Porto Iracema das Artes, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) e a produtora francesa DW, com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Os filmes exibidos na abertura da Quinzena são:
🎬 A Fera do Mangue – de Wara (CE) e Sivan Noam Shimon (Israel)
🎬 A Vaqueira, a Dançarina e o Porco – de Stella Carneiro (AL) e Ary Zara (Portugal)
🎬 Ponto Cego – de Luciana Vieira (CE) e Marcel Beltrán (Cuba)
🎬 Como Ler o Vento – de Bernardo Ale Abinader (AM) e Sharon Hakim (França)
Todos os curtas foram rodados em Fortaleza, com a participação direta de mais de 100 profissionais cearenses, entre roteiristas, produtores, técnicos e elenco.
O projeto tem como patrono o premiado cineasta cearense Karim Aïnouz, que também integra a competição oficial de Cannes com o longa Motel Destino, concorrente à Palma de Ouro.

📈 Crescimento estruturado do audiovisual cearense
A presença expressiva em Cannes é reflexo de uma política pública consistente. Desde 2014, o Governo do Ceará investiu R$ 129,7 milhões em fomento direto ao setor audiovisual, por meio de 10 editais que beneficiaram 574 agentes culturais, com 727 projetos contemplados em 69 municípios.
Esse esforço culminou na criação do Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual e da Arte e Cultura Digital, estruturado em sete eixos: Produção, Distribuição, Exibição, Preservação, Formação, Rede Institucional e Legislação.
Entre os destaques da estrutura pública de fomento e formação, estão:
🎓 Porto Iracema das Artes – referência em formação técnica e criativa
🏛 MIS Ceará – polo de preservação e digitalização de obras cinematográficas
🎬 Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão – equipamentos de exibição pública
💡 Hub Cultural Porto Dragão – ambiente de inovação e produção cultural
🛠 Formação e preservação também ganham destaque
O Ceará se destaca também na formação técnica e preservação do patrimônio audiovisual. Através do Laboratório de Preservação do MIS CE, filmes históricos como Chico da Silva (1976), de Pedro Jorge de Castro, foram restaurados em 4K. Profissionais do estado têm sido convidados para congressos nacionais, como a CineOP, em Ouro Preto, e o Encontros IC Play, promovido pelo Itaú Cultural.
Além disso, o Laboratório CENA-15, criado em 2013, já formou 120 jovens roteiristas, resultando em 65 projetos de longas e séries, com mais de R$ 18 milhões captados.

📽️ Audiovisual como vetor de desenvolvimento
Em 2024, sete longas-metragens cearenses chegaram simultaneamente ao circuito comercial, fato inédito no país fora do eixo Rio-São Paulo. Entre eles:
• A Filha do Palhaço (Pedro Diógenes)
• Quando eu Me Encontrar (Amanda Pontes e Micheline Helena)
• Estranho Caminho (Guto Parente)
• Greice (Leonardo Mouramateus)
• Mais Pesado é o Céu (Petrus Cariry)
• Vermelho Monet (Halder Gomes)
• Motel Destino (Karim Aïnouz)
Essas obras abordam temas diversos, do drama ao suspense, do documentário ao road movie, refletindo a pluralidade do olhar cearense sobre o mundo.
🏛 Próximos passos: empresa pública de audiovisual
Como estratégia de consolidação do setor, a Secretaria da Cultura do Ceará trabalha na implantação de uma empresa pública voltada exclusivamente para o audiovisual, com o objetivo de articular ações de produção, distribuição e circulação de conteúdos nas áreas de cinema, TV, games, publicidade e streaming.
Por Fernando Átila