O Crato recebe, a partir desta segunda-feira (27), a 6ª edição do Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE96), que presta homenagem ao artista plástico cratense. O evento, com programação totalmente gratuita, segue até o dia 27 de novembro, reunindo oficinas, exposições, masterclasses, residências artísticas, bate-papos e vivências ambientais.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A abertura oficial ocorre nesta segunda (27), às 19h, no Centro Cultural do Araripe (Estação da RFFSA), com a inauguração da exposição “Maria Bonita”, da artista Carmela Gross. Durante a tarde, das 14h30 às 17h30, acontecem as primeiras oficinas: “Cariris”, “Performar para desenhar para performar”, “Manchinhas do Cariri” e “Contar histórias com celular”.
As atividades do festival são divididas entre formatos presenciais e on-line. As transmissões ao vivo serão realizadas pelo canal oficial do evento no YouTube, enquanto as ações presenciais acontecem na Galeria do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) e no Centro Cultural do Araripe.
👩🎨 Oficinas e masterclasses
Entre os nomes confirmados para as oficinas estão as artistas plásticas Carmela Gross (SP) e Carla Chaim (SP), o pintor Rodrigo Andrade (SP) e o fotógrafo e produtor audiovisual Tibico Brasil (CE).
As oficinas presenciais e masterclasses com os artistas residentes serão realizadas de 27 de outubro a 2 de novembro, com duração de 20 horas/aula no Centro de Artes da URCA. Os participantes que alcançarem 80% de frequência receberão certificação da universidade.
💬 Bate-papos e exibições
Os bate-papos on-line, intitulados “Tecer o amanhã, hoje!”, contarão com a participação de Brisa Cabral e Álamo Saraiva Feitosa, Gugu e Boni de Góis, Tiago Florêncio e Vanda Cariri, além de Carlos Tolovi e Laís Vertano. As conversas serão transmitidas no canal do festival no YouTube.
O Instituto Cultural do Cariri exibirá o curta-metragem “Mulher Barco”, do fotógrafo e realizador audiovisual Tibico Brasil, que aborda a escultura La Femme Bateau.
📚 Lançamento de livro e exposições
No dia 30 de outubro, o escritor Jurani Clementino lança o livro “Meu Vizinho Babinski”, dedicado ao artista Maciej Babinski, às 19h. Já em 2 de novembro, o público confere a abertura das exposições resultantes das oficinas, que seguirão em cartaz até 27 de novembro no Centro Cultural do Araripe.
📅 Serviço:
📍 O quê: 6° Festival Sérvulo Esmeraldo
📆 Quando: até 27 de novembro
🏛️ Onde:
• Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) – Avenida Padre Cícero, 1348, São Miguel, Crato
• Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA, s/n, Centro)💰 Entrada: Gratuita
🔗 Mais informações: Instagram
Por Aline Dantas










