O Brasil superou hoje a marca dos 6 milhões de infectados pelo novo coronavírus. Segundo levantamento divulgado nesta sexta (20) pelo Ministério da Saúde, o país registrou 38.397 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando a um total de 6.020.164 diagnósticos positivos para a doença desde o início da pandemia.
De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, o Brasil se tornou o terceiro país a ultrapassar 6 milhões de casos de Covid-19. Antes, Estados Unidos (em 1º de setembro) e Índia (27 de setembro) eram os únicos a superar esta marca.
O Ministério informou que, de ontem para hoje, houve 552 novas mortes provocadas pela Covid-19 em todo o país. Desde o começo da pandemia, o total de óbitos causados pela doença chegou a 168.613.
Laboratórios e farmácias apontam aumento de testes positivos
Laboratórios apontam que a busca por testes para Covid-19 vem aumentando em todo o país. Segundo a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), que representa estes estabelecimentos, o número de exames para detectar o novo coronavírus realizados na primeira quinzena de novembro foi 30% maior do que nos últimos 15 dias de outubro.
O que preocupa é que o aumento de testagem vem acompanhado de um crescimento na taxa de positividade —ou seja, o percentual de exames que dão resultado positivo. A positividade subiu 25% no mesmo período, pelo levantamento da Abramed. As farmácias também notaram alta no número de testes rápidos positivos.
Os números da Abramed incluem laboratórios que atuam dentro de hospitais e unidades ambulatoriais que atendem clientes com convênio de saúde ou particulares —e representam cerca de 60% dos exames feitos na saúde suplementar em todo o país.
Fonte: UOL