Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Pequena reflexão numa manhã fria – Por Francinaldo Dias

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

2 de julho de 2025
Pequena reflexão numa manhã fria – Por Francinaldo Dias

(Imagem gerada por IA)

PUBLICIDADE

Li nas redes sociais que certa vez um estudante perguntou à Margaret Mead, renomada antropóloga estadunidense, qual seria, na visão dela, os primeiros indícios de civilização em uma cultura primitiva. O jovem possivelmente esperava que ela desse uma resposta técnica que remetesse a ferramentas, utensílios, armas ou arte, entretanto, a professora o surpreendeu ao afirmar que este primeiro sinal de civilização para ela teria sido “um fêmur quebrado… e depois curado.”

Sou um destes que acompanham as redes sociais e tenho visto com frequência algumas postagens que trazem uma narrativa e ao final trazem também uma legenda “isso não é sobre tal assunto”, tipo algo que trate de algum aspecto que envolva cavalos, mas que o autor diz não se tratar de cavalos. O que podemos interpretar como uma alegoria direta sobre determinados comportamentos humanos.

Uno aqui as duas postagens para trazer uma reflexão: se o primeiro indício de civilização foi um osso fraturado e curado, e como ela mesma justificou que se houve a lesão, houve a impossibilidade de lutar pela sobrevivência, se impossibilitado, houve ajuda, se houve ajuda, podemos afirmar que se trata da epigênese da empatia, ou do amor, ou da fraternidade. Houve evolução. Mas então em que pé ficou esse processo há tantos anos iniciado? Se o que vemos, desde que o homem se diz civilizado numa concepção moderna de civilização, são guerras e destruição do homem pelo homem?

No século 21 em cena, a selvageria humana das mais variadas formas, seja pela guerra Ucrânia x Rússia, seja pelo massacre contra os Palestinos em Gaza orquestrado por Israel e financiado pelo Ocidente, ou ainda pela nossa guerra tupiniquim contra as populações pobres em todos os estados da União. No final das contas tudo por conta do Capitalismo, esse sistema cruel que supera a selvageria da natureza, aliás, vitimando a própria natureza, sistema que transforma qualquer forma de progresso em máquina de destruição. Bertran Russel enfatizou certa feita que a mudança era inevitável, mas o progresso era controverso, o mundo mudou nestes três milênios, mas a grandeza do progresso a que a humanidade chegou, tem destruído a humanidade, porque esse progresso es “está impregnado de egoísmo. E uma humanidade civilizada implica alteridade, empatia e amor ao próximo, porque segundo Meada verdadeira grandeza começa onde termina o egoísmo.”

Por Francinaldo Dias. Professor, cronista, flamenguista, contador de “causos” e poeta

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Como se fossem lições – Por Francinaldo Dias
Colunistas

Como se fossem lições – Por Francinaldo Dias

9 de julho de 2025
Brasileira que caiu em penhasco na Indonésia é encontrada morta após quatro dias de buscas
Colunistas

Quando alguém vai embora assim – Por Mirta Lourenço

5 de julho de 2025
Digitais – Por Fabiano Brito
Colunistas

Digitais – Por Fabiano Brito

1 de julho de 2025
As escolhas de ser ou não ser mãe – Por Mirta Lourenço
Colunistas

As escolhas de ser ou não ser mãe – Por Mirta Lourenço

28 de junho de 2025
Próximos
Êta Mundo Melhor, Dona de Mim e Vale Tudo: veja o resumo das novelas nesta segunda-feira (30)

Êta Mundo Melhor, Dona de Mim e Vale Tudo: veja o resumo das novelas nesta quarta-feira (2)

Corpo de Juliana Marins chega ao Brasil e passa por nova autópsia após queda na Indonésia

Corpo de Juliana Marins chega ao Brasil e passa por nova autópsia após queda na Indonésia

Concurso Nacional Unificado 2025 abre inscrições com 3.652 vagas; confira edital e como se inscrever

Concurso Nacional Unificado 2025 abre inscrições com 3.652 vagas; confira edital e como se inscrever

Mais Lidas

  • Como se fossem lições – Por Francinaldo Dias

    Como se fossem lições – Por Francinaldo Dias

  • Expocrato 2025: veja como acessar a área gratuita de shows e o que é proibido levar

  • Laudo do IML confirma: publicitária Juliana Marins morreu por queda de grande altura

  • Terapia com células-tronco elimina necessidade de insulina em pacientes com diabetes tipo 1

  • CNU 2025: Governo amplia cotas com sorteio para cargos com uma vaga; entenda

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat