Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

No tempo que éramos cabinha – Por Francinaldo Dias

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

29 de outubro de 2025
No tempo que éramos cabinha – Por Francinaldo Dias

(Imagem gerada por IA)

PUBLICIDADE

Faz uns 35 anos, mas parece que foi ontem. Éramos cabinhas soltos pelas ruas do Crato. Em sua maioria do Alto da Penha, embora alguns fossem da Caixa D’água, Pinto Madeira, Vila Lobo e São Miguel, contudo, como cabinhas não éramos rivais.

Como estudantes estávamos espalhados pelas escolas Dom Quintino, Estado da Bahia, Alexandre Arraes, Estado da Paraíba e Colégio Estadual Wilson Gonçalves, este era uma espécie de templo onde se reunia a maioria dos cabinhas do Crato, de todas as cercanias, porque lá, havia o científico à noite, e cabinha que é cabinha, começa a trabalhar é cedo, em mercantis, farmácias, lojas de calçados ou material de construção, todos contínuos, os outros, na maior parte, serventes de pedreiros. Havia também uns gatos pingados nos cartórios, e um ou outro engraxate. Ser cabinha é sinônimo do verbo trabalhar.

Mas nós nos divertíamos muito, no futebol de poeira no campo do Barreirão, Areal; ou em qualquer campinho em qualquer terreno à disposição, porque no tempo dos cabinhas sempre havia esses terrenos. Ainda tinha o futsal, que naquele tempo era futebol de salão no Cimentão do Parque ou mesmo na quadra bicentenário. Nos bairros, além do futebol que era todos os meses do ano, todas as semanas do mês, todos os dias da semana, havia o tempo da bila, da pipa, que chamávamos papagaio, do pião, do triângulo, que era no tempo das chuvas quando o chão fica molinho.

Quando cabinha tomávamos banho de rio, no Cafundó, mergulhávamos nos poços da barreira, do Canudo, da banheirinha, e nesses mesmos poços e em tantos outros pescávamos piabas e jandiás e de vez em quando uma traíra, porque o nome já diz tudo. Também havia o rio do Constantino e a safra de oliveiras, que nós chamamos azeitonas, lá também havia as pescarias e os cabinhas de tantos lugares lá também se encontravam.

Ser cabinha era muito bom, bastava curtir as antigas tertúlias e depois numa espécie de fã-clube seguir Bulu Som em suas festas pelas comunidades rurais ou mesmo no Som Treze Mini Clube. Nessas festas ficar com as meninas, sem saber que um dia elas seriam as mães de nossos filhos e as avós de nossos netos.

Ser cabinha é ter jogado no Comercial de Jorjão nos campeonatos da Bicentenário e aquecer fazendo polichinelos e apoio de frente. É ter pulado o muro da bicentenário para ver os clássicos Irmãos Metralhas x Sampaio Pinto, Íbis x Diamante! É ter sido treinado por seu Zé Alves, é saber que Tico da Liga é eterno porque começou no Dafe e se imortalizou na Leac.

Ser cabinha é tudo isso e mais um monte de coisas boas ou não tanto, mas que o tempo apurou as boas e perdoou as que não eram, os que insistiram não chegaram à idade em que estamos. Ser cabinha é hoje eternizar-se nas lembranças das antigas Exposições que barravam a ExpoCrato, simplesmente porque naquela os pães doces com caldo de cana tinham mais sabor, enquanto esta só tem carestia!

Ser cabinha é saber que nos campeonatos da Febemce, Reginaldo Lima era do time do PROMERU, Clayton do Dom Francisco, Cachimbo do Gizélia Pinheiro e Laércio do Dom José, e eram todos rivais, mas depois de adultos viraram grandes amigos. Ser cabinha é ter ido uma vez na adolescência ao Dragão Danças, ou ao Raio Laser e falar hoje em dia como se toda festa estivesse lá. Ser cabinha é ter jogado sinuca no bar de seu Gordinho com medo dos comissários. Ser cabinha é tudo isso e muito mais, que a gente queria dizer, mas que não pode porque a gente não é mais cabinha, a gente agora é adulto.

Por Francinaldo Dias. Professor, cronista, flamenguista, contador de “causos” e poeta

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)
Colunistas

Diagnóstico – Por Francinaldo Dias

5 de novembro de 2025
Próximos
Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Três Graças: veja o resumo das novelas nesta terça-feira (21)

Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Três Graças: veja o resumo das novelas nesta quarta-feira (29)

Dois homens são presos por furto de energia elétrica no bairro Cacimbas, em Crato

Dois homens são presos por furto de energia elétrica no bairro Cacimbas, em Crato

AVC mata um brasileiro a cada 6 minutos e já soma mais de 64 mil mortes em 2025

AVC mata um brasileiro a cada 6 minutos e já soma mais de 64 mil mortes em 2025

Mais Lidas

  • GM anuncia produção do segundo modelo elétrico no Polo Automotivo do Ceará

    GM anuncia produção do segundo modelo elétrico no Polo Automotivo do Ceará

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat