Nesta segunda-feira (16), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou virtualmente da abertura da segunda turma de multiplicadores do Projeto H-TEC, voltado para a formação em energias renováveis. Com a adesão de 525 novos alunos, o curso de pós-graduação será realizado nos polos de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. A primeira turma já formou 525 multiplicadores, que agora irão contribuir para a capacitação em um setor estratégico para o estado.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante o evento, o governador destacou o papel crucial da formação de especialistas para consolidar o Ceará como um dos maiores produtores de energias renováveis, incluindo o hidrogênio verde. “O Ceará tem condições de ser um grande fornecedor de energia renovável para o mundo, incluindo o hidrogênio verde, que vai exigir um aumento substancial da produção de energia no estado. Ter multiplicadores com essa formação, que depois vão capacitar a nossa juventude, é estratégico para garantir essa oportunidade de transição energética ao povo cearense”, afirmou Elmano.
Expansão do Hub de Hidrogênio Verde
O governador também ressaltou que o Ceará já firmou 40 memorandos de entendimento com empresas nacionais e internacionais para o desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém. Seis desses acordos já avançaram para pré-contratos, com projetos previstos para serem apresentados ao Conselho Nacional da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em outubro. Esses investimentos, incluindo R$ 100 milhões apenas para a terraplanagem, marcam o início da construção da primeira grande usina de hidrogênio verde no estado.
Elmano de Freitas ainda destacou o cenário positivo para a transição energética no Brasil, com o leilão federal de novas linhas de transmissão e a regulamentação do hidrogênio verde sancionada pelo presidente Lula em julho.
Capacitação e infraestrutura
O Projeto H-TEC, financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), vinculada à Secitece, tem como objetivo formar profissionais para atuar no setor de energias renováveis. A formação teórica é conduzida pelo Instituto Centec, em parceria com universidades cearenses, como o Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Unilab. A parte prática é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O projeto também prevê a criação de 13 laboratórios didáticos em municípios estratégicos. Seis desses laboratórios, localizados em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Mauriti, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante, têm previsão de entrega em outubro. Além disso, nessa mesma data, a próxima fase do projeto terá início com a qualificação técnica de profissionais, utilizando a expertise dos multiplicadores formados.
Ao todo, o H-TEC pretende capacitar 11.550 pessoas. A próxima turma, com início em outubro, contará com 900 alunos distribuídos entre seis municípios, fortalecendo a mão de obra qualificada para atender à demanda crescente do setor de energias renováveis e hidrogênio verde no Ceará.