As obras da primeira etapa do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza, seguem em ritmo acelerado e com entrega prevista para o primeiro semestre de 2026. Nesta segunda-feira (9), o canteiro de obras localizado na Base Aérea de Fortaleza foi vistoriado por autoridades como o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o prefeito da capital cearense, Evandro Leitão.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A visita também contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira; do comandante da Base Aérea de Fortaleza, coronel aviador Leonardo Amorim; e do diretor do ITA Ceará, coronel aviador Tony Gleydson Barbosa Costa.

🔹 Investimento e estrutura
A primeira fase da construção foi iniciada oficialmente com a ordem de serviço assinada em setembro de 2024. Com investimento de R$ 70,9 milhões, a etapa contempla a construção de dois blocos com três pavimentos: um para Alojamentos e outro para o Bloco de Engenharia, que abrigará salas de aula e laboratórios.
Atualmente, a estrutura de concreto está 50% concluída no Bloco de Engenharia e 75% no Bloco de Alojamentos, totalizando 21% da primeira etapa finalizada. Estão em execução serviços como paredes, escadas, chapisco e instalação de cobogós. A próxima fase inclui a concretagem da laje do segundo pavimento e início das instalações elétricas e hidráulicas.

🔹 Segunda etapa prevista
Além da fase atual, haverá uma segunda etapa das obras, com reformas de prédios já existentes na Base Aérea e implantação de infraestrutura viária, elétrica e hidrossanitária. Entre os imóveis a serem reformados estão o prédio administrativo/acadêmico, hotel de trânsito, rancho, grupo de saúde e bloco de apoio.
🔹 Impacto no Ceará
O ministro Camilo Santana destacou o papel transformador do ITA Ceará.
“Agradecer ao presidente Lula pela decisão de trazer esse importante equipamento para o Ceará. Vai ser um grande centro para desenvolver pesquisa, tecnologia e atrair grandes empresas para o Nordeste brasileiro.”

O governador Elmano de Freitas também ressaltou o potencial da unidade: “Aqui teremos gente sendo formada com muita qualidade, e ao mesmo tempo com muita pesquisa em áreas estratégicas como Energias e Engenharia de Sistemas.”
O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, reforçou o impacto econômico: “O ITA Ceará tem grande potencial para transformar a realidade econômica do estado, formando profissionais de ponta em áreas promissoras.”
🔹 Cursos e processo seletivo
Com sede histórica em São José dos Campos (SP), o ITA expandirá pela primeira vez, em 75 anos, para fora de São Paulo. Em Fortaleza, além dos cursos tradicionais de Engenharia do ITA, serão oferecidos dois novos: Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energias Renováveis, além de pós-graduações e uma futura graduação em Bioengenharia.

O primeiro processo seletivo para o ITA Ceará ocorreu em 2024, com as primeiras turmas iniciando os estudos no campus de São José dos Campos em 2025 e 2026. A transferência para Fortaleza ocorrerá após a conclusão das obras.
Já estão abertas as inscrições para o vestibular do ITA 2026, com vagas para o novo campus cearense. Os interessados podem se inscrever até 13 de julho, exclusivamente pelo site.
Por Aline Dantas