O mutirão nacional “Dia E”, promovido neste sábado (5) pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizou mais de 490 procedimentos nos hospitais universitários federais do Ceará. A ação contou com o apoio do Governo do Estado e envolveu atendimentos no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), ambos em Fortaleza.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Em todo o país, a ação mobilizou 45 hospitais universitários federais, com um total estimado de 10.300 atendimentos, incluindo 1.100 cirurgias, 7.900 exames e 1.300 consultas. No Ceará, cerca de 200 profissionais de saúde foram mobilizados exclusivamente para a iniciativa.

“Essa é uma ação muito importante para a população. Agradeço ao ministro Camilo Santana, ao Ministério da Saúde e, principalmente, aos nossos profissionais por esse esforço adicional para atender quem mais precisa”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
🩺 Serviços oferecidos
No HUWC, os atendimentos incluíram exames como colonoscopia, ultrassonografia, eletrocardiograma, além de cirurgias de catarata, glaucoma e herniárias. Já na Meac, foram realizados ultrassonografias transvaginais, colposcopias, mamografias e inserções de DIU hormonal e não hormonal.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o mutirão integra o programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa ação faz parte de um conjunto de atividades para fortalecer o nosso sistema de saúde. O grande objetivo do Governo Federal, por meio do Agora Tem Especialistas, é reduzir o tempo na fila de espera de atendimento. Ontem (4), tivemos um anúncio de R$ 360 milhões em investimentos para a saúde cearense, hoje estamos com esse mutirão e a ideia é seguir trabalhando nesse sentido”, destacou Camilo.
A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, reforçou que o objetivo é desafogar filas e melhorar o acesso da população a exames e procedimentos.

“Essa iniciativa desse grande mutirão nacional é extremamente importante para que possamos fortalecer cada vez mais o programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal. Essa ação também entra em parceria com o pensamento do governador Elmano, que possui iniciativa de reduzir filas de procedimentos diversos e melhorar o atendimento”, afirmou.
📚 Rede hospitalar universitária
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) integra a Rede Ebserh desde 2013. Os hospitais universitários vinculados à rede atendem exclusivamente pelo SUS, e também funcionam como centros de formação de profissionais da saúde, pesquisa e inovação.

A Ebserh conta com mais de 87 mil profissionais em todo o Brasil e tem atuação direta na qualificação dos serviços prestados nos hospitais universitários federais, promovendo ações como o “Dia E” para melhorar a capacidade de resposta do sistema de saúde pública.
Por Bruno Rakowsky