O Governo do Ceará lançou, nesta terça-feira (11), a primeira edição do Programa ABCDetran, que vai disponibilizar 4,8 mil habilitações gratuitas para pessoas não alfabetizadas e 550 carteiras de motorista para mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva concedida nos últimos 12 meses.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Ao todo, 5,3 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) serão ofertadas gratuitamente. As inscrições já estão abertas no site do Detran-CE.
🎓 Inclusão e autonomia social
O ABCDetran disponibiliza carteiras nas categorias B (carros) e A (motocicletas). Os beneficiários que optarem pela categoria A também receberão um capacete gratuito.
Segundo o governador Elmano de Freitas, o programa contempla “dois públicos muito merecedores”: “Primeiro, as mulheres com medidas protetivas, a quem queremos oportunizar essa carteira, dentro da ideia de autonomia econômica, para que possam conseguir um trabalho e garantir melhores condições de se libertar do ciclo de violência”, afirmou.
No caso dos participantes não alfabetizados, o Detran-CE criou uma metodologia especial para facilitar o aprendizado. Nos testes iniciais, sete em cada dez alunos foram aprovados.

🖥️ Como se inscrever
Os interessados devem realizar o cadastro no site do Detran-CE, preferencialmente com auxílio de um familiar. Após a inscrição, os alunos passarão por uma capacitação online, com conteúdos de letramento e educação no trânsito e 81 horas/aula de duração, acompanhados por monitores.
Concluída essa etapa, os participantes serão encaminhados a um Centro de Formação de Condutores para as aulas práticas, e depois realizarão o exame final na sede do Detran-CE.
As mulheres vítimas de violência doméstica deverão anexar, no momento da inscrição, decisão judicial, certidão processual ou declaração da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE).
Assim como no programa CNH Popular, todos os candidatos devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e terão isenção total de custos no processo de habilitação.
👩🏫 Requisitos para participar
Para se candidatar, é preciso:
• Estar inscrito no CadÚnico;
• Ter 18 anos ou mais;
• Residir no Ceará;
• Não possuir habilitação anterior;
• Cumprir as etapas de capacitação oferecidas.
🚘 Expansão do CNH Popular
O ABCDetran integra o programa CNH Popular, relançado na última quinta-feira (6), em sua maior edição da história, com 35 mil vagas e investimento de R$ 25 milhões.
Desde 2009, o programa já beneficiou 182 mil cearenses, e em 2025 ganhou caráter mais inclusivo, contemplando universitários, indígenas, quilombolas, pessoas surdas, analfabetos e motoristas profissionais interessados na categoria D.
Por Heloísa Mendelshon










