O governador do Ceará, Elmano de Freitas, sancionou nesta segunda-feira (23) a lei que institui o Moto Segura Ceará, um serviço gratuito de monitoramento e rastreamento de motocicletas furtadas ou roubadas. O objetivo é permitir a localização rápida e devolução das motos aos proprietários. O programa beneficiará, inicialmente, entregadores e mototaxistas que utilizam motocicletas como ferramenta de trabalho.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O governador anunciou que o Moto Segura Ceará será lançado oficialmente no próximo dia 30 de setembro, com o início dos primeiros cadastros. “Isso faz parte da nossa política de Segurança Pública, para desestimular o furto e roubo de motos. A Polícia terá condições de agir rapidamente, localizando o veículo e devolvendo-o ao trabalhador”, declarou Elmano.
A iniciativa foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa e resulta de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), e o Detran-CE. O serviço funcionará apenas após a comunicação do furto ou roubo às autoridades competentes.
De acordo com o presidente da Etice, Francisco Barbosa, o sistema de rastreamento permitirá um acompanhamento em tempo real, agilizando a recuperação do veículo. O superintendente do Detran-CE, Michel Mourão, também informou que o cadastro será feito por meio de um aplicativo, que já está em fase de integração com o sistema da SSPDS e da Etice.
O titular da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou a importância da medida: “Além de proteger o patrimônio dos trabalhadores, o programa dificulta a ação de criminosos, que muitas vezes usam motos roubadas para praticar outros delitos.”