Foi inaugurado, nesta quinta-feira (26), o Complexo Solar Lagoinha, localizado em Russas, no Vale do Jaguaribe. Com capacidade instalada de 165 megawatts (MW), a planta ocupa uma área de 304 hectares e é capaz de abastecer cerca de 240 mil residências com energia limpa, contribuindo para a diversificação da matriz energética e redução de emissões de gases de efeito estufa.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O empreendimento é o primeiro projeto solar greenfield da empresa CGN Brasil no país e deve gerar mais de 1.000 empregos diretos e indiretos na região.

🗣️ Durante a solenidade, o governador Elmano de Freitas destacou o simbolismo do projeto: “Nós vivemos em um mundo que, quando ligamos a televisão, nós assistimos guerras. E nós assistimos a eventos que nos impressionam pelas mudanças climáticas no planeta. O projeto que aqui estamos hoje, comemorando o início de suas operações, expressa valores muito importantes. Nós estamos diante de uma ação de colaboração do Estado chinês, do povo chinês com o povo brasileiro. O projeto aqui em curso, da CGN, é a concretude de tratados, de discussões entre os nossos líderes. Este projeto aqui expressa concretamente como é que podemos efetivamente colaborar com a humanidade para que nós possamos superar os efeitos da mudança climática”, afirmou.
🔋 Energia limpa e compromisso social
Além da inauguração, a CGN Brasil formalizou a doação de placas solares para escolas públicas de Russas, reforçando o incentivo à educação energética. A empresa também distribuiu materiais esportivos para alunos da rede municipal.
Na mesma ocasião, foi anunciada a criação de uma nova empresa de operação e manutenção (O&M) da CGN Brasil, voltada para usinas eólicas e solares.
O presidente da CGN Brasil, Zhigang Yao, celebrou o trabalho feito e enfatizou os impactos ambientais positivos: “O Complexo evitará a emissão de 350 mil toneladas de dióxido de carbono e é um passo importante na parceria energética entre China e Brasil.”

🌍 Ceará: potência em energia renovável
Atualmente, o estado conta com:
✅ 55 empreendimentos solares em operação, totalizando 1,26 GW de capacidade instalada.
✅ 102 plantas eólicas em atividade, com 2,65 GW de potência.
✅ 7 projetos de Hidrogênio Verde anunciados, com previsão de 4,7 GW até 2029 e 10,7 GW até 2032.
🚀 Ao todo, estima-se que os projetos de energia renovável representem R$ 131 bilhões em investimentos e criem cerca de 80 mil postos de trabalho.
🤝 Parceria internacional
A CGN Brasil é afiliada à CGN Energy International Holdings Co., Limited, multinacional com atuação em 15 países e sede na China. No Brasil desde 2019, a empresa firmou memorando com o Governo do Ceará em novembro de 2024 para expandir seus investimentos em energia solar e eólica no estado.

💡 Expansão promissora
Segundo a Aneel, há 419 empreendimentos contratados em energia renovável no Ceará, com potencial adicional de 15,9 GW, fortalecendo o papel do estado como protagonista na transição energética do país.
Por Aline Dantas