Mais rapidez, menos custos e redução da burocracia marcaram a experiência de jovens cearenses que conquistaram a primeira carteira de motorista por meio do programa CNH do Brasil. O modelo, lançado pelo Governo Federal, permite que o processo de habilitação seja iniciado de forma digital, com aulas teóricas gratuitas e sem obrigatoriedade de autoescola nessa etapa.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Processo concluído em tempo reduzido
Os jovens Robert Souza, de 19 anos, e Samic Ioody, de 18, iniciaram o processo de habilitação em dezembro de 2025, diretamente pelo aplicativo CNH do Brasil. Nesta segunda-feira (19), ambos foram aprovados no exame prático de direção veicular, realizado na sede do Detran-CE, no bairro Maraponga, em Fortaleza.
Robert obteve habilitação na categoria A, destinada à condução de motocicletas, e avaliou a experiência como positiva, sobretudo pela acessibilidade oferecida pelo programa. Segundo ele, a nova metodologia facilita a mobilidade pessoal e profissional.
“Comecei pelo aplicativo, fiz as aulas teóricas por lá e depois procurei uma autoescola. Foi tudo muito simples, bem prático e rápido”, afirmou.
> Como renovar a CNH 2026 de forma automática e sem custos? Veja passo a passo
Menos burocracia e curso online
Samic Ioody também destacou a agilidade do processo e a redução de exigências burocráticas. O jovem ressaltou que não precisou frequentar aulas teóricas presenciais em autoescola, utilizando exclusivamente o curso online oferecido pelo programa.
“O curso teórico é completo e muito bom. Estudei só por ele e fiz uma prova teórica no Detran”, explicou.
Ele ainda elogiou os procedimentos digitais disponibilizados pelo site do Detran-CE durante o processo.
“Em menos de um mês eu já havia concluído as aulas práticas e meu exame foi agendado. O que normalmente demorava meses, eu consegui concluir em pouco menos de 30 dias. O agendamento foi muito fácil e as etapas também foram bem explicadas pra gente fazer e não ter nenhuma dificuldade”, relatou.

Avaliação do Detran-CE
O superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho, avalia que o novo modelo amplia as vantagens para quem busca a primeira habilitação.
“O aplicativo CNH do Brasil é bastante simples e funcional. Não tem burocracia. É uma excelente ferramenta e opção para quem deseja economizar tempo e dinheiro para tirar a carteira de motorista. O Detran do Ceará se orgulha de participar dessa mudança histórica, que fortalece o direito de ir e vir, com a modernização dos serviços para todos”, declarou.
Como funciona o CNH do Brasil
O programa CNH do Brasil foi lançado pelo Ministério dos Transportes em dezembro de 2025, com foco na modernização do processo de habilitação. Entre as principais mudanças estão:
• Aulas teóricas gratuitas, oferecidas pelo aplicativo do Governo Federal
• Fim da obrigatoriedade de aulas teóricas em autoescola
• Carga mínima de duas horas de aulas práticas
• Possibilidade de escolha entre instrutor autônomo ou autoescola
• Segunda tentativa gratuita no exame prático
• Fim do prazo máximo para conclusão do processo de habilitação
Além disso, a CNH poderá ser renovada automaticamente e sem custos para condutores que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses e estejam inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do Detran-CE.
Por Nicolas Uchoa










