O Ceará já registrou mais de 63 mil descargas atmosféricas em 2025, de acordo com dados do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Ceará. O levantamento, que acompanha eventos meteorológicos no estado, apontou que Santa Quitéria (3.161 raios), Granja (3.071), Crato (2.114), Sobral (1.386) e Aurora (1.201) foram as cidades mais atingidas até o momento.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Entre as macrorregiões do estado, o Cariri lidera o ranking com 14.537 descargas registradas. Em seguida, aparecem o Sertão de Crateús (9.168) e o Sertão de Sobral (6.150).
Em 2024, o Ceará contabilizou um total de 275.624 raios. Naquele ano, os municípios mais atingidos foram Granja (9.456), Santa Quitéria (9.167), Aurora (6.206), Jaguaretama (5.353) e Cariús (5.309).
Monitoramento em tempo real
Além das descargas atmosféricas, o sistema acompanha fenômenos como chuvas intensas, ventos fortes e queimadas. A ferramenta permite que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, todo o Ceará e atuem rapidamente em casos de incidentes que possam comprometer o fornecimento de energia.
O serviço opera 24 horas por dia no Centro de Controle do Sistema (CCS), utilizando informações de satélite e dados meteorológicos fornecidos pelo Climatempo. Com essa tecnologia, a distribuidora consegue antecipar riscos e agir preventivamente para minimizar impactos à população.
Diariamente, o sistema emite boletins sobre as condições meteorológicas do estado, além de alertas específicos para cada local monitorado.
Só na madrugada de hoje, entre 00h e às 9h, foram 1.016 raios no Ceará.
Medidas de segurança durante tempestades
A Enel Ceará reforça a importância de seguir cuidados básicos para evitar acidentes durante tempestades com descargas atmosféricas.
Dentro de casa:
✅ Evite o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares e eletrodomésticos.
✅ Não utilize chuveiro ou torneira elétrica.
✅ Não faça consertos em instalações elétricas.
✅ Se possível, permaneça dentro de casa até o fim da tempestade.
Fora de casa:
✅ Evite contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos e linhas elétricas.
✅ Afaste-se de locais descampados, piscinas, lagos, praias e árvores isoladas.
✅ Não permaneça próximo a postes e locais elevados.
Por Nicolas Uchoa