Um mutirão promovido pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, oferece nesta segunda-feira (5) e terça (6) mais de 50 serviços gratuitos na Praça José de Alencar, no Centro da capital. A ação tem foco no trabalhador e inclui cadastro para mais de 3 mil vagas de emprego, vacinação, orientação sobre benefícios do INSS e inscrição em cursos profissionalizantes.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Entre os serviços mais procurados estão:
• Cadastro para 3 mil vagas de emprego em todo o estado;
• Oficinas de orientação profissional com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT);
• Agendamento, criação de senha e simulação de tempo de contribuição pelo Meu INSS.
O mutirão ainda conta com emissão de segunda via da CNH, consulta de débitos de veículos, orientação sobre habilitação, além de ações educativas do Detran em alusão à campanha Maio Amarelo.
Saúde e bem-estar
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) oferece uma série de atendimentos voltados à saúde do trabalhador, como:
• Avaliação postural e vocal;
• Aferição de pressão arterial e verificação de glicemia;
• Avaliação nutricional e vacinação contra Covid-19, influenza, tétano, sarampo e hepatite B.

Além disso, a população tem acesso a palestras, distribuição de preservativos, autotestes de HIV e cadastro para doação de medula óssea com o Hemoce.
Formação e cidadania
A Secretaria da Proteção Social (SPS) promove inscrições para cursos de qualificação, além do programa Primeiro Passo. Outros serviços incluem:
• Corte de cabelo gratuito;
• Atividades infantis;
• Distribuição de plantas medicinais;
• Emissão de declarações para gratuidade de certidões.
Também participam do evento o Sesc, com ações de saúde bucal e nutrição; a Cagece, com experiências educativas sobre água; e a Ouvidoria Geral do Estado, com atendimento direto ao cidadão.
Apoio ao trabalhador desempregado
O programa VaiVem, que oferece passagens gratuitas para quem está desempregado e busca emprego na Região Metropolitana de Fortaleza, também está sendo divulgado durante o evento.

O governador Elmano de Freitas visitou a ação na manhã de segunda-feira e destacou a importância do mutirão: “No mês do trabalhador, estamos aqui com muita alegria para oferecer serviços à população de Fortaleza e da Região Metropolitana. O cidadão que vier até aqui poderá conferir as vagas de emprego disponíveis neste momento, tanto na capital quanto no interior. Tudo isso contribui para termos uma sociedade mais tranquila e aproxima o serviço público do cidadão. Sempre que isso acontece, ajudamos as pessoas a terem mais tranquilidade para lidar com seus problemas no dia a dia”, afirmou.
Resultados esperados
A expectativa da Secretaria do Trabalho (SET) é superar os 800 atendimentos realizados na edição anterior. E o público tem aprovado a iniciativa.
Fábio Lisboa, técnico em refrigeração, foi um dos primeiros a chegar: “Muito útil essa ação. Como o cearense diz, ‘é uma mão na roda’. Temos que aproveitar, pois não é todo dia que temos a oportunidade de encontrar todos os serviços em um só local”, disse.

Já Francisco Licoly, de 18 anos, morador da Serrinha, buscava sua primeira oportunidade com carteira assinada: “Fiquei sabendo da ação pela minha mãe e vim em busca dessa oportunidade. Estou com boa expectativa. É uma ótima chance para quem ainda está fora do mercado.”
Outro beneficiado foi Edilberto de Oliveira, de Caucaia, que conseguiu encaminhamento para vaga de fiscal de loja e também recebeu o cartão do programa VaiVem: “Vai facilitar a locomoção. Antes, desempregados não eram atendidos e, agora que foi ampliado para todas as pessoas que estão em busca de emprego, é um ponto muito positivo.”

Unidades móveis ampliam acesso
Unidades móveis de diversos órgãos complementam a oferta de serviços, como o Caminhão do Cidadão, o Ônibus Lilás, o Senac (com massagens gratuitas), e secretarias municipais com cadastro para programas sociais e emissão do Bilhete Único.
📌 O mutirão segue até esta terça-feira (6), das 8h às 17h, com atendimento por ordem de chegada.
Por Heloísa Mendelshon