Brasil, Estados Unidos e mais 81 países anunciaram nesta segunda-feira (18) a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, com a meta de erradicar esses problemas até 2030. O lançamento ocorreu durante a cúpula do G20, que acontece no Rio de Janeiro, e representa um esforço conjunto entre governos, instituições financeiras globais e organizações não governamentais.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A aliança reúne 81 países de todos os continentes, nove instituições financeiras internacionais e 31 ONGs, além de blocos como a União Europeia e a União Africana. A proposta é desenvolver e financiar políticas de combate à fome e à pobreza, adaptando os modelos às particularidades de cada região do mundo.
“Sabemos, pela experiência, que uma série de políticas públicas bem desenhadas, como programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e refeições escolares nutritivas para crianças, têm o potencial de acabar com o flagelo da fome e devolver a esperança e dignidade para as pessoas”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o evento.
O Brasil e Bangladesh foram os primeiros países a aderir à aliança, que conta também com potências como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, África do Sul e Emirados Árabes Unidos.
O governo brasileiro liderou os trabalhos de estruturação da aliança ao longo de 2024, com a participação de vários ministérios e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Brasília será o centro de suporte para as primeiras operações, incluindo comunicação e aprovação de novos membros.
Embora ainda não tenha sido anunciado onde serão implementados os primeiros projetos, a aliança começará suas atividades oficialmente em 2025.
A aliança inclui a participação de importantes ONGs e instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Unicef e Programa Mundial de Alimentos (WFP).
O lançamento da aliança ocorre em um momento crítico, em que a fome e a pobreza atingem milhões de pessoas em todo o mundo. Dados recentes da ONU indicam que cerca de 735 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar.
Com esse esforço conjunto, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza busca promover soluções integradas, garantindo recursos e conhecimento técnico para transformar realidades locais e combater as desigualdades globais.
Por Bruno Rakowsky