O governador Elmano de Freitas comandou, nesta terça-feira (23), a cerimônia que marcou a chegada do Programa VaiVem à região do Cariri. Inicialmente, a ação será expandida para os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha, com previsão de beneficiar mais de 10 mil pessoas, entre trabalhadores desempregados e estudantes.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante o evento, o governador destacou a importância social do programa, especialmente para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou precisa garantir a continuidade dos estudos.

“Eu sei o que é um companheiro ficar desempregado, uma companheira perder o emprego. Essa pessoa começa a fazer contas e aí falta dinheiro para quase tudo. Aparece uma chance de emprego, mas as vezes essa pessoa não tem nem o dinheiro para ir na empresa. Agora essa pessoa não vai perder essa oportunidade. Na RMF, mais de 3.800 pessoas já conseguiram emprego com a carteirinha do VaiVem. Eu sei da importância dessa ação para os nossos jovens, para a nossa população”, destacou Elmano.
🚍 Funcionamento do programa no Cariri
No Cariri, o VaiVem seguirá os mesmos moldes adotados na Região Metropolitana de Fortaleza. Os benefícios serão distribuídos da seguinte forma:
• Trabalhadores desempregados: direito a 40 passagens por mês;
• Estudantes: duas passagens por dia, garantindo ida e volta diariamente.
A iniciativa garante não apenas o deslocamento para atividades educacionais, mas também o acesso a oportunidades de trabalho e outras necessidades essenciais.

💼 Impacto na economia e no emprego
O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, ressaltou o impacto do programa na economia cearense e na geração de empregos.
“A chegada do VaiVem para o Cariri irá deixar mais fácil a busca pelo emprego, como também vai possibilitar que mais pessoas possam ir atrás dessa oportunidade. Queremos chegar em 2026 como uma das gestões que mais gerou postos de trabalho e garantiu a independência econômica do nosso povo”, afirmou.
Segundo o Governo do Estado, o programa também permite que estudantes utilizem o benefício aos fins de semana, ampliando o acesso a serviços e atividades básicas, fortalecendo a cidadania e a mobilidade urbana.

📊 Alcance do VaiVem no Ceará
Atualmente, 27.550 pessoas utilizam o VaiVem em todo o Ceará, com mais de 3,4 milhões de utilizações registradas desde a criação do programa. Do total de beneficiários, mais de 63% são mulheres, evidenciando o impacto da iniciativa na promoção da inclusão social.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Ângelo, comemorou a chegada do programa à região.
“Esse é um marco importante para os trabalhadores e trabalhadoras desempregadas da cidade, garantindo a mobilidade de vocês entre os municípios. Para fazer o VaiVem basta trazer identidade, CPF, comprovante de residência e também comprovar que está desempregado. Essa é uma conquista importante para o povo do Cariri trazida pelo Governo do Estado”, pontuou.
Por Nágela Cosme










