O Farmácia Popular, um programa do governo federal, oferece uma variedade de medicamentos gratuitos ou com descontos para a população em geral, incluindo fraldas geriátricas e absorventes.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Como funciona o Farmácia Popular
O programa disponibiliza medicações para tratamento de 11 doenças. Gratuitamente, são oferecidos medicamentos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais.
O governo também subsidia até 90% do valor de outros medicamentos, como para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Essa cobertura, financiada pelo Ministério da Saúde, visa facilitar o acesso a tratamentos essenciais.
A parceria com farmácias e drogarias da rede privada é fundamental para o funcionamento do programa. O Farmácia Popular complementa as opções disponíveis para retirada em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e farmácias municipais.
Desde janeiro, o programa inclui absorventes gratuitos e subsidia até 90% do pagamento de fraldas geriátricas.
Para retirar os medicamentos, é necessário ir a uma farmácia credenciada com o logotipo do programa, apresentar receita médica, documento oficial com foto e CPF. O governo estabelece outras condições para a retirada dos remédios, que podem ser conferidas no site oficial. Beneficiários do Bolsa Família têm gratuidade garantida em todos os medicamentos disponíveis.
Os preços dos medicamentos sofreram aumento desde domingo (31). O reajuste anual foi de 4,5%, de acordo com entidades do setor farmacêutico. Além disso, os remédios também ficaram mais caros devido ao aumento do ICMS em 11 estados, com alíquotas variando de 12% a 22%.
Por Nicolas Uchoa