A Universidade Federal do Cariri (UFCA) promove, no próximo dia 9 de novembro, no campus Juazeiro do Norte, com transmissão ao vivo pelo Auditório Virtual, uma Conferência Internacional para debater questões relativas à governança e à coesão social em regiões metropolitanas. A conferência é uma realização da UFCA em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), de Portugal.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas nas questões abordadas. As inscrições já estão abertas e ficarão disponíveis até a data da conferência, no site do evento (onde também está disponível a programação completa da conferência). Haverá emissão de certificado aos participantes.
De acordo com o professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Raniere Moreira, a Conferência Internacional “Governança e Coesão Social em Áreas e Regiões Metropolitanas: subsídios para o fortalecimento das capacidades de gestão metropolitana no Brasil e Portugal”, promovida no auditório Beata Maria de Araújo do campus Juazeiro do Norte da UFCA, é importante para fortalecer a ideia de cultura metropolitana na região: “Isso é fundamental para que as pessoas possam cobrar os gestores, fiscalizar as ações e contribuir para a consolidação da RMCariri”, disse.
A Região Metropolitana do Cariri (RMCariri) foi criada em junho de 2009, por meio da Lei Complementar Estadual nº 78. A RMCariri se desenvolveu a partir da conurbação das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, popularmente conhecida como Crajubar. Hoje, o Brasil dispõe de 77 regiões metropolitanas.
A programação da Conferência Internacional contará com uma sessão de abertura, seguida por dois painéis temáticos e pelo lançamento de um e-book. Entre os destaques da programação, está o painel “Coordenação Intermunicipal e Metropolitana: desafios para a participação e coesão social”. Participam ainda do painel a professora Rafaela Cajado, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), os professores do ISCSP-ULisboa João Martins Oliveira Neto e Helena Teles, além do secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM-Oeste, Portugal), Paulo Simões. O Painel está previsto para começar às 11h.
Esta é a segunda conferência do ano promovida pela UFCA e pelo ISCSP-ULisboa. A primeira foi realizada em julho passado, na capital portuguesa. O evento originou o e-book “Governança e Coesão Territorial de Comunidades Intermunicipais, Áreas e Regiões Metropolitanas: Experiências, Perspetivas e Desafios no Brasil e Portugal”, que será lançado durante a programação da segunda Conferência, às 13h.
Pesquisa
Na UFCA, três grupos de Pesquisa estão envolvidos nas atividades de investigação em governança metropolitana e na organização da Conferência. São eles: o Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE), o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs) e o Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs), vinculados ao CCSA/UFCA.